domingo, 13 de janeiro de 2008

Futuro brilhante para os LEDs

Eles se acendem todos os dias em que ligamos nossos computadores e aparelhos de som. Mas o humilde LED está caminhando para um futuro mais promissor.
Novas gerações de Diodos emissores de luz vão purificar água, fazer luzes que imitam a cor do sol, e manter seus dados e arquivos imunes contra hackers.
Dra. Rachel Oliver, uma das maiores pesquisadoras sobre LED da Universidade de Cambridge, pensa que eles poderiam facilmente suceder os bulbos de tungstênio como a principal forma de luz em nossas casas. "Os LEDs têm enormes vantagens sobre as lâmpadas padrão porque eles são muito mais eficientes, existem em uma variedade de cores diferentes e têm uma longa vida útil. Eles também são muito bons em poupar energia", disse ela. "Poderíamos também usa-los em locais onde as lâmpadas normais são inadequadas", acrescentou.
Os LEDs possuem cerca de 40% de eficiente, isto torna-os uma alternativa atraente perto dos 5% de eficiência dos bulbos de tungstênio. O problema é o tipo de luz branca que produzem.
"A luz branca que eles produzem, é uma luz fria porque ela contém grande quantidade de azul", disse o Prof. Evans-Freeman. "É difícil saber se as pessoas vão aceitar esse tipo de luz em sua sala de estar." Mas pesquisa sobre a química dos fósforos poderá oferecer uma solução.

Nenhum comentário: